Os filósofos de Mileto (Tales,
Anaximandro, Anaxímenes, entre outros) haviam percebido o dinamismo das
mudanças que ocorrem na physis, como o nascimento, o crescimento e a morte, mas
não chegaram a problematizar a questão.
Heráclito, inserido no contexto
pré-socrático, parte do princípio de que tudo
é movimento, e que nada pode
permanecer estático - Panta rei ou "tudo flui", "tudo se
move", exceto o próprio movimento.
Mas este é apenas um pressuposto de
uma doutrina que vai mais além. O devir,
a mudança que acontece em todas as coisas é sempre uma alternância entre contrários: coisas quentes esfriam, coisas frias
esquentam; coisas úmidas secam, coisas secas umedecem etc.
A realidade acontece, então, não em
uma das alternativas, posto que ambas são apenas parte de uma mesma realidade,
mas sim na mudança ou, como ele chama, na guerra entre os opostos. Esta guerra
é a realidade, aquilo que podemos dizer que é. "A doença faz da saúde algo
agradável e bom"; ou seja, se não houvesse a doença, não haveria por que
valorizar-se a saúde, por exemplo. Ele ainda considera que, nessa harmonia, os
opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo; ou a
descida e a subida, em um caminho, pois o mesmo caminho é de descida e de
subida; o quente é o mesmo que o frio, pois o frio é o quente quando muda (ou,
dito de outra forma, o quente é o frio depois de mudar, e o frio, o quente
depois de mudar, como se ambos, quente e frio, fossem "versões"
diferentes da mesma coisa).
Panta rei os potamós (do grego πάντα ῥεῖ ), traduzido como "Tudo flui como um rio" é o célebre
aforisma no qual a tradição filosófica subsequente identificou sinteticamente o
pensamento de Heráclito com o tema do devir, em contraposição à filosofia do
ser própria de Parmênides.
“Não se pode percorrer duas vezes o
mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado;
por causa da impetuosidade e da velocidade da mutação, esta se dispersa e se
recolhe, vem e vai.”
Tudo é considerado como um grande fluxo perene no qual nada permanece a
mesma coisa pois tudo se transforma e
está em contínua mutação. Por isso, Heráclito identifica a forma do Ser no Devir pelo qual todas as coisas são
sujeitas ao tempo e à sua relativa transformação.
Heráclito sustenta que só a mudança e o movimento são reais, e
que a identidade das coisas iguais a si mesmas é ilusória: para Heráclito tudo
flui (panta rei).
O panta rei é uma consequência de
polemos (guerra, conflito), que reina sobre tudo. Em consequência, Heráclito de
Éfeso não é o filósofo do "tudo flui" mas do "tudo flui enquanto
resultado da tensão contínua dos opostos em luta".
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