segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

SOCIOLOGIA: Introdução.

         A sociologia é a ciência que estuda as relações sociais. Diferentemente da psicologia, que estuda o homem em sua individualidade, e da biologia, que o estuda em sua concepção física, a sociologia se preocupa em entender como o homem se relaciona com outros homens. Essa relação é extremamente complexa e se desdobra em inúmeros fenômenos sociais, instituições e tipos de relações sociais: família, rebeliões, empregado e patrão etc.

        Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos(as). Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais por exemplo).

            A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário