AUGUSTE COMTE: Positivismo.
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No século XIX, influenciado pelo advento da ciência
moderna, bem como pela influência da precisão da física newtoniana, Comte
procura entender a sociedade segundo leis científicas.
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A sociedade de sua época se transforma e
demonstra contrastes e tensões novas, problemas e crises, tudo oriundo da
revolução industrial.
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Negação de uma explicação única para os
fenômenos naturais e sociais.
Desconsidera Deus
ou a natureza como causa de tudo e pesquisa leis científicas que expliquem os
fenômenos.
Adotando os
critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da
Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a
Astronomia, a Física, a Química e a Biologia. Assim como nessas ciências, em
sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente
Sociologia, Comte usaria a observação, a experimentação, da comparação e a
classificação como métodos - resumidas na filiação histórica - para a compreensão
(isto é, para conhecimento) da realidade social.
Os fenômenos
sociais podem e devem ser percebidos como fenômenos da natureza.
- obedecendo a leis gerais
- a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo
específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.
O conhecimento
positivo busca "ver para prever, a fim de prover" :
- conhecer a
realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser
humano possa melhorar sua realidade.
- previsão
científica do movimento social.
Para Comte,
não é possível fazer ciência (ou arte, ou ações práticas, ou até mesmo amar!)
sem a imaginação, isto é, sem uma ativa participação da subjetividade
individual e por assim dizer coletiva: o importante é que essa subjetividade
seja a todo instante confrontada com a realidade, isto é, com a objetividade.
Evolução Social:
A
humanidade evoluiria socialmente. Até chegar a se organizar numa sociedade o
homem passaria pela sociedade hordálica, pela barbárie e até chegar á sociedade.
HORDA: é a primeira organização
humana. Primitiva.
Grupos, ou
bandos humanos liderados por mulheres.
Nômades,
desprovidos de tecnologias essenciais para a civilização, como agricultura,
escrita e fundição de metais.
Sem hierarquia
social a não ser o mando, espiritual e material, da matriarca, sacerdotisa e
líder.
BARBÁRIE: transita entre os
bandos primitivos e a sociedade.
Podem
ser seminômades ou sedentários.
Começam
a dominar as tecnologias essenciais como
metalurgia, escrita e agricultura.
Lideradas
por guerreiros – patriarcalismo.
Não possuem
uma religião organizada ou sistematizada, baseando em cultos animistas.
Praticam
saques de outros grupos.
CIVILIZAÇÃO: ocorre quando o homem cria o Estado.
Vida
organizada em torno de cidades com engenharia e arquitetura sofisticada.
Domínio
das tecnologias essenciais: agricultura, escrita e fundição de metais.
O
conhecimento se inicia a partir de uma religião organizada e sistematizada.
Lei dos três estados:
Comte percebeu
uma evolução social. Essa passa por três estados teóricos diferentes: o estado
'teológico' ou 'fictício', o estado 'metafísico' ou 'abstrato' e o estado
'científico' ou 'positivo', em que:
ESTADO TEOLÓGICO: os fatos
observados são explicados pelo sobrenatural, por entidades cuja vontade
arbitrária comanda a realidade. Assim, busca-se o absoluto e as causas
primeiras e finais ("de onde vim? Para onde vou?"). A fase teológica
tem várias subfases: o fetichismo, o politeísmo e o monoteísmo.
ESTADO METAFÍSICO: se passa a
pesquisar diretamente a realidade, mas ainda há a presença do sobrenatural, de
modo que a metafísica é uma transição entre a teologia e a positividade. O que
a caracteriza são as abstrações personificadas, de caráter ainda absoluto:
"a Natureza", "o éter", "o Povo", "o
Capital".
ESTADO POSITIVO: ocorre o apogeu
do que os dois anteriores prepararam progressivamente. Neste, os fatos são
explicados segundo leis gerais abstratas, de ordem inteiramente positiva, em
que se deixa de lado o absoluto (que é inacessível) e busca-se o relativo. A
partir disso, atividade pacífica e industrial torna-se preponderante, com as
diversas nações colaborando entre si.
Cada um desses
estágios representa fases necessárias da evolução humana, em que a forma de
compreender a realidade conjuga-se com a estrutura social de cada sociedade e
contribuindo para o desenvolvimento do ser humano e de cada sociedade.
Para Comte,
portanto, todas as sociedade deveriam caminhar em direção ao estado positivo,
ou melhor, ao modelo social europeu.
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