GILBERTO FREYRE
Principal trabalho: Casa-Grande & Senzala – 1933.
Visão romântica da escravidão.
Três pilares fundamentais da gênese da sociedade brasileira:
Monocultura/latifúndio, trabalho escravo e família patriarcal.
Negação da eugenia - branqueamento do Brasil.
Oliveira Vianna via na mestiçagem um fator de degradação da raça brasileira.
Miscigenação – fator de fortalecimento biológico, social, econômico e cultural.
Demonstrou que o determinismo racial ou climático não influencia no desenvolvimento de um país.
DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL:
Harmônia interétnica: mitigação da escravidão brasileira (menos ruim que a norte-americana).
Harmonia feita através da mistura sexual, culinária
“Confraternização” entre as três raças formadoras da sociedade brasileira:
O português – dominador; - se misciegnou sexualmente com as índias.
O índio - natural da terra; - “intoxicação sexual” – miscigenação imediata com o
português, que dominou a mulher nativa – ausência de preconceito.
O negro - vindo da África em posição subalterna.
Mistura de cultura e sangue – fortalecimento da raça físicamente e de sua cultura, enrriquecida.
A FETICHIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES:
Monocultura, latifúndio e trabalho escravo.
Latifúndio/ Monocultura: propiciou a conquista do extenso território.
fome - inferioridade física do brasileiro.
Escravatura: trabalhadores saudáveis e fortes – esforço útil – tratados com docilidade -
Família patriarcal: mulher vítima do domínio e abuso do homem, reprimida sexual e
socialmente - submatida ao marido e ao pai.
Sádica com relação às mulatas, por inveja sexual.
Externando o sadismo e a frieza da vida sexual.
SADO-MASOQUISMO PROJETO NA SOCIEDADE:
Originado na relação opressiva homem/mulher, e que se refletia na relação mulher branca/mulata, extrapola a vida doméstica e atinge a esfera social e política, expressando-se no mandonismo político, no governo autocrático, no “princípio de autoridade” e na defesa da Ordem.
Dualidade social: senhores/escravos, doutores/analfabetos, cultura europeia/cultura africana e ameríndia.
RELIGIÃO:
Influência nociva:
- jejuns nocivos a saúde do povo.
- tabús sexuais – repressão emocional.
- silenciocidade diante do problema da sífilis e adultérios inter-raciais.
Crítica à noção de democracia racial de Gilberto Freyre:
Nenhum comentário:
Postar um comentário